O prazer de receber amigos queridos em casa nunca foi tão valorizado – seja numa cozinha apertadinha, degustando uma taça de vinho, na grande mesa de jantar, na varanda ou ao ar livre, a melhor pedida para aproveitar o finzinho do verão. Em tempos de calor, quem tem quintal é rei. Ideias de decoração e quitutes para criar o clima perfeito não faltam. Separamos algumas. Inspire-se:

Decoração

Aposte nas flores e frutas da estação para criar um cenário simples e aconchegante. Para o centro da mesa, um arranjo sortido e colorido faz efeito. Ou então um minivasinho pode ser colocado no lugar de cada convidado. Garrafinhas de vidro reaproveitadas, latas, copos coloridos são ótimos recipientes para essas ocasiões. “As flores reproduzem, em sua proporção, a perfeição da natureza. Quando olhamos para elas, absorvemos essa perfeição. Por isso, elas devem estar sempre à vista, na casa e nas comemorações”, comenta a consultora de Feng Shui Silvana Occhialini.

Não economize nas cores: toalhas estampadas de frutas, flores, pássaros, assim como souplats de palha e guardanapos temáticos  fazem toda a diferença.

 

 

Sirva em estilo americano, se os convidados forem mais de meia dúzia. É mais prático e vai deixá-los mais à vontade.

Crie espaços gostosos de ficar. Aí, vale usar os panos mais bonitos da casa: cangas, edredons, almofadas –e uma rede, se possível.

Crie mesinhas para apoiar os drinks com caixotes ou baldes virados de cabeça para baixo. Os baldes de metal também são ótimos para gelar bebidas.

Invista na iluminação, para quando o sol se por: as luminárias japonesas, lanternas, velas e cordões de miniluzes são fáceis de encontrar e criam um clima mágico.

Comes e bebes

Prepare um menu leve, optando por canapés e minisanduíches de entrada, carnes magras, saladas coloridas e uma bela bandeja de frutas à disposição dos convidados.

 

Corte verduras e frutas em cubinhos, e disponha em copinhos. Fica lindo e todo mundo adora.

Se tiver uma grelha, espetinhos de queijo coalho ou legumes, intercalados com folhas de ervas como louro e manjericão fazem sucesso.

 

Pequenas garrafas com canudinhos também produzem um visual bonito e ajudam a poupar louça, em tempos de economia de água.

Para acompanhar os espumantes e outras bebidinhas, deixe duas ou três jarras transparentes com água aromatizada com rodelas de laranja, limão ou ramos de hortelã. E, claro, muito gelo. Como diz o ditado: “Enquanto há gelo, há esperança”.