Viajar é tudo de bom. Com a nossa rotina corrida, tirar um tempo, mesmo que curto, para mudar de ares renova as nossas energias. E nem precisa ir muito longe! É possível escapar da correria das grandes capitais e curtir todo o charme e tranquilidade do interior em até 3 horas de carro.

Que tal aproveitar o feriado que está chegando para planejar uma fugidinha rápida e econômica? Trouxemos algumas opções de destinos:

São Paulo

Embu das Artes

A cidade é perfeita para quem procura móveis rústicos e objetos de decoração artísticos para a casa. A feira de artesanato, que atrai muitos turistas, reúne mais de 450 expositores que oferecem pinturas, esculturas e outros produtos, além de flores, plantas e alimentos naturais. O centro histórico também vale a visita. Embu das Artes é uma opção interessante para quem quer apenas fazer um bate-e-volta no mesmo dia para quebrar a rotina.

Boituva

Boituva é o local perfeito para quem gosta de voar, literalmente. A cidade é conhecida pelos passeios de balão, que devem ser agendados com antecedência e dependem do clima para acontecer, e é considerada a capital do paraquedismo. Seja qual for a escolha, a vista incrível é garantia da casa.

Guarujá

Não é à toa que o Guarujá é um dos locais mais procurados do litoral paulista. A cidade oferece estrutura de cidade grande com restaurantes e hotéis, shoppings e conta com diversas praias. Se a ideia é badalar, Pitangueiras e Pernambuco são duas das boas opções disponíveis. Mas também é possível fugir da agitação e relaxar. No Km 17,5 da Estrada para Bertioga estão praias como Camburi e Iporanga, que têm o acesso controlado.

Rio de Janeiro

Arraial do Cabo

A cidade fica na Região dos Lagos e tem paisagens de tirar o fôlego. Diferentemente de suas vizinhas famosas, os preços aqui são mais acessíveis. Arraial do Cabo oferece os frutos do mar mais frescos da região e oferece os melhores pontos do Brasil para os amantes do mergulho.

Ilha de Paquetá

Para chegar à Ilha de Paquetá não dá para utilizar o carro, apenas barco, o que acaba sendo uma oportunidade de começar o passeio antes mesmo de chegar ao local. Ela é um prato cheio para quem gosta de viajar no tempo por meio da arquitetura e ainda presenteia seus visitantes com diversas belezas naturais e dezenas de praias.

Petrópolis

Petrópolis é uma opção para quem quer subir a serra. Conhecida como a Cidade Imperial, tem um centro histórico lindo e um museu dentro do antigo Palácio de Verão do Imperador. Que tal se sentir parte da história antiga, mesmo que por um dia?

Rio Grande do Sul

Torres

Localizada no litoral gaúcho, o mar esverdeado e o centro charmoso de Torres recebem os visitantes de braços abertos. Considerado o trecho mais bonito da região, o local é uma boa opção para quem quer tirar uma folga e boas fotos.

Nova Petrópolis

Vizinha de Gramado, ela é considerada a cidade mais alemã da Serra Gaúcha. A influência da colonização está na arquitetura, nas comidas e no idioma, ouvido com frequência pelos visitantes. Mais acessível que as suas vizinhas, é uma boa sugestão para quem quer relaxar.

Você pode aproveitar essa lista não só no feriado, mas também nos finais de semana. Por exemplo, ir para serra com o maridão ou para a praia com as amigas. Veja outras opções de destinos para curtir com a turma.

Fonte: Portal IG – Turismo; Revista Viagem e Turismo.