Durante as férias escolares, fica difícil controlar a alimentação da criançada. Afinal, nessa época o que vale é a brincadeira com os amigos, a piscina nos dias de sol e um passeio divertido no parque! Mas, para que os pais não percam o controle do cardápio saudável e nutritivo dos pequenos, é importante ter algumas soluções práticas na manga. Uma delas é a vitamina de frutas – que, além de saborosa, é rica em nutrientes.

Vitaminas de frutas para as crianças

“As vitaminas de frutas são fontes de vitaminas e minerais, nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças”, conta a nutricionista Daísa Pinhal, da Oba Hortifruti. Ela dá a dica:

 

“Crianças geralmente gostam de frutas. Quando misturadas, elas ficam com um sabor agradável – além de nutritivas. Durante o preparo, chame os pequenos para participar, mostrando como esses ingredientes são bonitos, coloridos e gostosos. A interação ajuda a despertar o interesse para o conhecimento e para consumir o produto.”

 

A nutricionista completa lembrando que é importante sempre lavar e higienizar bem as frutas antes do preparo. Observe se elas estão em bom estado de conservação, já que esse detalhe pode comprometer a qualidade, o sabor e a presença das propriedades nutricionais da bebida.

 

Confira abaixo três receitas sugeridas pela especialista. Escolha a sua e prepare ainda hoje:

 

Vitamina de morango

 

Ingredientes:

200 g de morango

1 banana

1 colher (sopa) de mel

4 copos de leite

 

Modo de preparo: Lave bem os morangos e retire a parte de cima. Corte ao meio e reserve. Descasque a banana e a fatie em pedaços. Coloque as duas frutas no liquidificador e acrescente o leite e o mel. Bata até formar uma mistura homogênea.

 

Vitamina de banana, maçã e mamão

 

Ingredientes:

200 ml de leite

1 banana

1 maçã

1/2 mamão papaia

 

Modo de preparo: Lave e higienize as frutas, Corte-as em cubos. Coloque no liquidificador com o leite e bata até formar uma mistura cremosa.

 

Vitamina de abacate

 

Ingredientes:

1 abacate

1 copo de leite

Açúcar a gosto

 

Modo de preparo: Retire a casca do abacate e coloque a polpa no liquidificador junto ao leite e ao açúcar. Bata até ficar cremoso e estará pronto para servir.

 

Para completar esse lanche delicioso, confira algumas das nossas receitas saudáveis para as crianças: Muffin de legumes, torradinhas divertidas e nachos de pão integral.

 

Por Marina Oliveira