Os grãos são fonte de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo e manutenção da saúde. Em geral, eles apresentam boa quantidade de carboidratos, fibras, minerais e vitaminas do complexo B.

As vitaminas são micronutrientes que nós adquirimos por meio da alimentação. Elas desempenham funções vitais ao funcionamento do nosso corpo da nossa saúde. Confira abaixo as principais funções das vitaminas do complexo B, destaque entre os grãos:

VitaminaFunções
B1Participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, sendo essencial para o fornecimento de energia para o corpo; é importante para a formação das células do sangue e para a circulação sanguínea adequada; auxilia o crescimento e aprendizado adequados.
B2Atua na produção e formação de anticorpos; é importante para a formação das células do sangue e para a circulação sanguínea adequada; participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, sendo essencial para o fornecimento de energia para o corpo.
B3Auxilia no funcionamento do sistema nervoso; é importante para a formação das células do sangue e para a circulação sanguínea adequada; participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, sendo essencial para o fornecimento de energia para o corpo.
B5Atua na produção e formação de anticorpos; participa do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, sendo essencial para o fornecimento de energia para o corpo.
B6É essencial para a saúde física e mental.

 

A recomendação da Pirâmide Alimentar Brasileira é que os grãos sejam consumidos em 6 porções diárias. Eles são a base da nossa alimentação, o que demonstra sua importância nutricional. É importante que você consuma grãos variados, já que cada um deles oferece nutrientes específicos para as diferentes funções do nosso organismo. Confira outras curiosidades sobre eles.

Fontes: I. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde; 2006; II. U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. 2001. USDA; III. Nutrient Database for Standard Reference, Release 14; IV. Philippi ST. Pirâmide dos Alimentos: fundamentos básicos da nutrição. São Paulo: Manole, 2008.