Uma alimentação consciente pode beneficiar não apenas a sua saúde, como também ajudar o planeta! Aqui no Sabor em Movimento, nós já demos dicas de como aproveitar os ingredientes ao máximo e também a organizar a despensa – tudo para evitar desperdícios. Mas a nova campanha da Risa – especializada em refeições coletivas – nos dá mais uma ideia sobre como economizar.

Ao convidar as pessoas a serem racionais e colocarem no prato apenas aquilo que sabem que vão consumir, a empresa conseguiu reduzir cerca de 800 kg de sobras por mês. Fazendo as contas, esta quantidade de comida poderia alimentar mais de 1 mil pessoas em um dia. Além disso, em um ano a economia chegaria a nove toneladas.

No seu dia a dia, é óbvio que estes números serão bem menores. Mas ao pensar duas vezes antes de encher o prato traz uma redução significativa no dinheiro gasto (principalmente em restaurantes por quilo, por exemplo) e, claro, na quantidade de ingredientes jogados no lixo.

“Os dados assustam diante da realidade do Brasil. As estatísticas nos mostram que cerca de 8% da população está em situação de subnutrição, ou seja, temos quase 20 milhões de pessoas passando fome. Por isso, toda campanha e conscientização feita é fundamental para reverter este cenário”, contou Luis Felipe Gusso, diretor da Risa.

Outra dica para diminuir este desperdício em casa é criar uma tabela especial e premiar quem conseguir reduzir as sobras de cada refeição. Assim tudo fica mais divertido e você ainda ajuda outras pessoas e o planeta. Experimente!

Por Lucas Tavares