Já aconteceu de você ir treinar na academia ou praticar algum esporte ao ar livre e sentir uma queda inesperada no seu rendimento? Sua alimentação pode ser a culpada! O cardápio influencia diretamente na performance em qualquer modalidade. Além de evitar o jejum e os exageros, é preciso respeitar algumas recomendações para garantir o máximo de energia e nenhum desconforto. Veja nossas sugestões!

Evite a ingestão de fibras: Alimentos como aveia, farelos, granola, vegetais folhosos e frutas (com casca e bagaço) devem ficar de fora do cardápio antes do treino. Isso porque as fibras estimulam o trânsito intestinal, o que pode trazer desconfortos e dores no abdômen.

Fuja dos alimentos com gordura: Molhos gordurosos, frituras, doces, guloseimas e salgadinhos são vilões do exercício. Todos apresentam digestão muito lenta e podem causar mal estar e enjoos durante o esporte.

Cuide da sua hidratação: Muitos acham que os líquidos devem estar presentes apenas durante a atividade. Porém, é importante estar bem hidratado mesmo antes de começar a prática! Uma boa pedida é optar pela água, chás sem açúcar ou pela água de coco. Tudo isso ajuda a manter o rendimento e evitar a desidratação.

Escolha os carboidratos: Fonte da energia que precisamos para render mais, os carboidratos ajudam a manter a disposição e retardar a chegada do cansaço. Pães, torradas, biscoitos, arroz, macarrão e batata são ótimas opções para consumir antes de praticar alguma atividade física.

Quer uma sugestão de cardápio para seguir as dicas acima? Aqui você encontra mais sugestões de alimentos para antes e depois do exercício.

Seguindo as regras acima, você aproveita todos os benefícios de uma vida ativa, sempre com saúde e equilíbrio nas escolhas!