A palavra spread, em inglês, significa espalhar e foi o que deu origem ao nome spreads para os alimentos que são usados para espalharmos no pão ou na torrada. Atualmente há uma grande variedade destes alimentos no mercado que podem ser escolhidos de acordo com as preferências individuais e objetivos de cada momento:

  • Os mais comuns: os queijos cremosos feitos à base de leite como requeijão cremoso, creme de ricota, cottage e cream cheese. Eles mantêm parte da proteína e do cálcio dos leites e são oferecidos na versão tradicional ou com redução de gordura. A manteiga, a margarina e a maionese são exemplos de spreads que devem ser consumidos com moderação, afinal de contas são feitos à base de gordura, o que pode prejudicar o funcionamento adequado do corpo, quando consumidos em excesso. Como sugestão para ter ainda mais sabor e nutrição, experimente com a linha 100% Integral Wickbold no café da manhã;
  • De leguminosas: os mais conhecidos são a pasta de grão de bico (hommus) temperada com limão e tahine (pasta de gergelim) e as pastas de soja. No entanto, é possível usar a criatividade com todos os tipos de feijão, lentilha e ervilha bem cozidos e temperados para a base destes spreads. Estes alimentos fornecem fibras, vitaminas, como o folato, e minerais, como o fósforo. Estes spreads deixam um jantar ainda mais especial com pães da linha Grão Sabor Wickbold;
  • Da terra: podem ser feitos de legumes assados ou cozidos bem temperados e batidos. Alguns exemplos são a berinjela, o pimentão, o tomate e a abóbora. Combinam com os diferentes tipos de torradas Wickbold, como a opção 100% integral para em um aperitivo leve e gostoso.
  • Para adoçar: o mel e a geleia de frutas sem açúcar são alternativas que dão umidade para a preparação e energia para quem consome. Dão um toque diferenciado para pães mais neutros, como o Forma e Clássicos Wickbold.
  • Com gorduras boas: pode ser o abacate, o azeite de oliva ou as pastas de castanhas, amêndoas, amendoim ou nozes. Todas repletas de sabor e fontes de gorduras boas, que contribuem com a saúde do coração. Atenção aqui para escolher as opções sem adição de açúcar e sal. estes spreads ficam deliciosos para acompanhar os pães Sem Casca Wickbold cortados em palitos e torradinhos.

Conhecendo todas as possibilidades é possível variar o tipo de spread para cada refeição e ocasião, dependendo também de cada pessoa: sabores preferidos, prática de atividade física, controle de peso, vegetarianismo, etc.

 

Referências bibliográficas

  1. Otten JJ, Hellwig JP, Meyers LD. Dietary Reference Intakes: The Essential Guide to Nutrient Requirements. Washington: National Academy of Sciences, 2006.
  2. USDA: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service. USDA National Nutrient Database for Standard Reference, Release 26. 2013.
  3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.  Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção. 2014
  4. Dicionário Michaelis. Palavra “spread”. Disponível em:  http://michaelis.uol.com.br/busca?r=1&f=1&t=0&palavra=spread