O trabalho voluntário transforma a vida de outras pessoas e, principalmente, a de quem pratica a solidariedade e exerce sua cidadania. Talvez, em um dado momento da sua trajetória, você já tenha pensado em se envolver com alguma ação deste tipo. E, por diversos motivos que nem convém lembrar, nunca tenha colocado suas ideias em prática. Hoje pode ser o grande dia de refletir sobre este assunto e, finalmente, começar a agir doando seu tempo, seus conhecimentos e até mesmo o afeto que existe dentro de você.

 

Um mundo novo

Ao se conectar com este universo, você descobrirá que muito mais gente do que imagina se importa realmente com o próximo. Existe uma grande rede voltada para o tema pelo mundo todo, onde os voluntários trocam ideias, experiências e até mesmo visitam uns aos outros e seus respectivos projetos.

 

Novas habilidades

Aprender algo novo é sempre bom para a mente e para o corpo. Esse prazer de desenvolver uma nova capacidade aumenta ainda mais quando você realmente acredita no que faz. Uma vez envolvido em uma determinada causa, é comum ter que desempenhar atividades nunca antes executadas e ter que se preparar para isso.

 

Seu legado

Fazer o bem é uma experiência única e extremamente gratificante. Impactar diretamente na vida de outras pessoas, e contribuir para uma sociedade melhor, faz muito mais sentido do que apenas reclamar do mundo ao seu redor e não fazer nada de concreto para transformá-lo.   

 

Transformação interna

Sua visão de mundo e sua forma de encarar a vida certamente vai mudar. Ao ter contato direto com situações complexas e problemas muito mais relevantes que os seus, o crescimento pessoal acontece naturalmente. Você, definitivamente, vai entender o real significado de valores como humildade e generosidade.

Por Thamyê Bloes