Henrique Wickbold, filho de imigrantes alemães, trabalhava como marceneiro até aprender um novo ofício. Em março de 1938, ele comprou a Padaria Allemanha de uma família alemã que retornaria ao país de origem. Situada no bairro do Brooklin, na cidade de São Paulo, o local passou a chamar Padaria Wickbold.
Sem balcão de vendas e apenas com a produção e o forno à lenha, os pães eram artesanais e vendidos sem embalagem. Os principais alimentos oferecidos, ainda sem marca, eram o Pão Preto e o Integral que hoje fazem parte da linha “Os Clássicos”.
Aquisição do primeiro carro da frota para entrega dos produtos. O primeiro modelo foi um Ford 1931 e, posteriormente, um furgãozinho inglês marca Standard Vanguard.
Ampliação e modernização da produção com a compra de um forno maior e mais moderno para a época. Além da elaboração de receitas típicas alemãs. O pão integral de centeio no formato de filão ou broa, passou a ser produzido assim como pães doces, bolachas decoradas e pão de mel.
Os pães deixam de ser assados no lastro do forno, ganham embalagem, passam a ser fatiados e recebem a marca Padaria Wickbold.
É feita a primeira identificação nas embalagens para diferenciar dois pães com o mesmo formato: o Centeio e o Kümmel.
A empresa passa a ser administrada pela segunda geração da família Wickbold e inicia uma nova fase de inovação e crescimento. A marca é fortalecida no ano seguinte, quando o nome passa a ser Wickbold.
Com o objetivo de produzir novos tipos de pães, a padaria investe em equipamentos mais modernos e semiautomáticos e amplia sua frota de carros e caminhões. A primeira fábrica Wickbold é inaugurada na Vila Santa Catarina, em São Paulo. Fortalece a marca no mercado de pães especiais adquirindo a marca Westphalia, importante passo para se consolidar definitivamente nesse segmento.
A empresa amplia o portfólio e adquire a panificadora Indústrias Alimentícias Nosso Pão. Além disso, lança uma linha de pães para lanche (hambúrguer e hot dog) e inova com a fabricação do pão de forma sem casca.
Inauguração da sede administrativa e uma nova unidade fabril em Diadema (SP). Aumenta sua capacidade produtiva e portfolio de produtos em uma área com 17.000 m².
Reconhecida a necessidade dos consumidores, a marca inova com o lançamento do primeiro pão diet do Brasil, denominado Bread.
Início do plano de expansão da empresa para outros estados brasileiros. Abertura das filiais de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Lançamento da linha Grão Sabor com o objetivo de fortalecer o foco em produtos diferenciados e saudáveis. Os pães do tipo integral combinam os benefícios dos grãos ao sabor dos mais refinados ingredientes.
Inauguração de uma nova fábrica no Rio de Janeiro com o intuito de atender a alta demanda da região e facilitar a expansão geográfica.
A linha Diet passa a ser denominada linha Light.
Inauguração da quarta maior e mais moderna unidade fabril da Wickbold em Hortolândia, no interior de São Paulo. Esse fato ampliou a atuação nos mercados das regiões Centro-Oeste, em Brasília (DF) e Goiânia (GO).
Lançamento do primeiro pão funcional do Brasil registrado pela ANVISA. A linha EstarBem contém Maxi Fibra® ou inulina, que contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Nesse ano chega ao mercado a Linha de Torradas Especiais inspiradas nos sucessos de venda dos pães especiais, que são enriquecidas com grãos nobres e têm coberturas exclusivas. A primeira a ser lançada é a Torrada 10 Grãos Light.
O produto Grão Sabor Castanha-do-Pará e Quinoa firma-se como o pão integral mais vendido do Brasil.
Com o objetivo de criar uma nova categoria com o foco em produtos saudáveis, a Wickbold lança o Tickroc, primeiro snack da marca.
Chega à mesa dos brasileiros a linha Pães do Mundo, produtos sofisticados que permitem uma viagem de cores, texturas e sabores, trazendo um pouco da cultura de cada país aos nossos consumidores.
Wickbold inova mais uma vez e lança os pães Sem Glúten, elaborados especialmente para quem precisa abrir mão do glúten…mas não do pão. O processo de fabricação é 100% assegurado de qualquer contaminação e conta com o mais rigoroso padrão de qualidade.
A Wickbold revitaliza uma de suas principais linhas de produtos representada pela inovadora marca Grão Sabor. Com novos sabores, receitas ainda mais ricas e embalagens mais atraentes, a Wickbold se aproxima cada vez mais das necessidades de seus consumidores.